TUDO O QUE VOÇÊ PRECISA SABER SOBRE TINTURAS E DESCOLORAÇÕES.
Conversamos com a engenheira química, Ivete Carvalho, da Kert, marca nacional de cosméticos para cabelos, que esclareceu algumas dúvidas de como mudar as cores dos fios com a mínima agressão e deixar as madeixas mais saudáveis e bonitas.
Atualmente, como as tinturas tratam os cabelos? Que ingredientes garantem proteção e tratamento? Como agem?
Aconteceram muitas conquistas na qualidade das colorações modernas para minimizar os efeitos da amônia e etanolaminas presentes nas colorações permanentes e semi permanentes, imprescindíveis para a abertura das cutículas para substituição dos corantes naturais (melanina) pelos sintéticos.
Uma forma inovadora de manter os cabelos tratados com cor, brilho e sem danos entre colorações, é o uso de tonalizantes (Keraton Banho de Brilho) sem amônia, sem etanolaminas e sem oxidantes, que além de serem compatíveis com qualquer processo químico, revestem a fibra externa como um esmalte, protegendo as cutículas e evitando perda de hidratação do fio.
Hoje em dia, as tinturas estão liberadas para as grávidas? Há alguma restrição?
Não se recomenda o uso de colorações permanentes durante a gravidez, especialmente nos três primeiros meses, devido ao forte odor da amônia e aos intermediários de corantes que, embora sejam fortemente regulamentados pelas legislações internacionais, ainda são passíveis de causarem irritações à pele de determinadas pessoas, especialmente às gestantes que passam por transformações hormonais intensas durante este período.
As colorações mais escuras contêm, ainda, uma carga de corantes mais elevada, o que melhorou nos tempos modernos foi a qualidade dos princípios utilizados, bem como o cuidado com a pureza e a restrição ao uso de determinados corantes que foram banidos pelos órgãos de saúde internacionais.
Qual a diferença entre decapagem e descoloração?
Descoloração é feita no cabelo virgem para remover a pigmentação natural do fio, já a decapagem é o processo de limpeza com descolorante para a remoção de corantes artificiais em madeixas coloridas.
Qual o risco de descolorir o cabelo em casa?
Manchas, queda, irritação do couro cabeludo e queimaduras são alguns dos resultados que podem ser obtidos pela aplicação indevida de descolorantes por leigos.
É possível clarear cabelos castanho-escuros ou pretos sem descolorir?
Desde que sejam cabelos naturais é possível clareá-los em até três tons com colorações permanentes.
Quem tinge de preto e se arrepende, o que deve fazer? Dá pra arrumar com uma tintura mais clara? Qual o resultado?
Coloração não clareia coloração. A única forma de clareá-los é com uma decapagem.
Quem cansou da tintura loira e quer voltar ao castanho natural, o que deve fazer? Que tipo de coloração deve usar? Só pode ser a do tipo permanente? Como evitar que o cabelo fique manchado?
Quem cansou de coloração clara pode recorrer ao uso de produto permanente ou de tonalizantes do tipo Keraton Banho de Brilho nas cores chocolate/cacau/bronze, obtendo um excelente resultado sem danificar a fibra e sem manchar os cabelos. Nas cores claras, deve-se atentar às pontas muito ressecadas, pois elas absorvem todas as colorações, como uma esponja, e resultam em manchas.
Quem tinge os cabelos de castanho-escuro sempre reclama que logo ficam com reflexos avermelhados. Como evitar? Que cores de tinturas devem ser usadas para evitar isso?
O avermelhamento ocorre porque na escala de cores o azul é a mais sensível e é a primeira a desbotar, restando os tons quentes vermelhos, laranjas e, por último, os amarelos. Para corrigir, o ideal é recorrer a tonalizantes do tipo Keraton que mantém a cor até a próxima coloração, sem danificar a fibra.
Por que alguns reflexos ficam esverdeados?
Os cabelos ficam com reflexos esverdeados sempre que sobre tons claros (amarelados) se aplicam aos tons cinzas que têm por base o corante azul. Se a coloração cinza tiver por base corante violeta, isso não ocorrerá, já que a cor primária amarela e a secundária violeta (mistura das cores primárias azul e vermelho) irão neutralizar o tom amarelo, resultando em um reflexo bege muito apreciado pelas loiras.
O que causa o tom alaranjado dos reflexos?
O tom alaranjado dos reflexos é causado pelo residual de corantes no fio e pode ser neutralizado com o uso do Shampoo Phytogen da Kert na cor violeta que neutraliza perfeitamente essa cor indesejada.
0 comentários:
Postar um comentário