sábado, 12 de junho de 2010

ACABE COM A RESSACA CAPILAR



Acabe com a ressaca capilar

O nosso cabelo dá sinais de que cometemos excessos e de que as coisas não vão bem. Mas, será que você sabe ouvi-lo? Será que você não está deixando suas madeixas de ressaca por usar demais algum produto ou uma química?

POR PRISCILA JACOB



Ressaca de... LEAVE-IN

Este tipo de produto que passamos com o cabelo seco ou molhado, mas não enxaguamos, é ótimo para dar maciez e domar fios rebeldes, lisos ou cacheados. O problema é que às vezes erramos na dose e aplicamos muito mais do que deveríamos. Para o cabeleireiro Nilo Leal, da Casa Mauro Freire (SP), o excesso de leave-in é muito mais comum do que pensamos."Muitas vezes o desespero para domar o volume do cabelo acaba levando à ressaca de leave-in", brinca Nilo, e neste caso seu cabelo vai ficar opaco, pesado, oleoso e com cara de molhado. Nos casos mais graves o couro pode apresentar seborreia, que é uma inflamação no couro cabeludo e caspa.

CURANDO A OVERDOSE . . .
O que vai fazer seu cabelo voltar a ter brilho e movimento são os xampus antirresíduos. Quem usa leave-in todos os dias deve lavar o cabelo com xampu antirresíduos a cada 15 ou 20 dias, mas vale lembrar que a ressaca pode ser evitada se o leave-in for usado de maneira correta e em pouca quantidade somente no comprimento e pontas dos fios, nunca na raiz ou couro cabeludo

Ressaca de... COLORAÇÃO

Colorir o cabelo é bom demais! Que mulher não adora descobrir novos tons que valorizam sua pele, seus olhos e lhe dão personalidade? Mas tanto quanto gostamos de colorir os cabelos, sabemos que a tintura não faz muito bem a eles. Não adianta negar, basta uma aplicação e já sentimos a textura diferente. Se seu cabelo está sofrendo com a ressaca de coloração, seus fios devem estar sem movimento, sem brilho e partindo com facilidade. Para Denny Nolf, expert da equipe de Théo Carias, não podemos dizer que exista um número de aplicações que vão danificar os fios, o mais correto, segundo ele, é dizer que a ressaca por tintura acontece devido à forma de aplicação da coloração. Dessa maneira, fios que passaram por descolorações severas, retoques que se estendem ao cabelo todo e pouca ou nenhuma hidratação durante o processo de pigmentação são os mais propensos a apresentar ressaca.

CURANDO A OVERDOSE . . .
É possível salvar seu cabelo do excesso de tintura com cauterizações, uma espécie de hidratação que sela as cutículas do cabelo e forma um filme protetor. Máscaras de tratamento profissionais também vão ajudar no processo. Com a tintura, o cabelo costuma perder sais minerais ou aminoácidos e óleos naturais, é muito importante também verificar qual dessas substâncias seu cabelo perdeu mais, para então saber que tipo de hidratação ou tratamento é mais eficaz. Converse com seu cabeleireiro, ok?



Ressaca de... ALISAMENTO

Apesar da moda dos cabelos lisos estar com os dias contados neste inverno, as brasileiras ainda persistem no propósito de ter cabelos lisérrimos, e para isso recorrem às chapinhas, escovas e... alisamentos. De acordo com os cabeleireiros, o alisamento definitivo costuma ser um grande vilão dos fios se aplicado sem orientação e curar este tipo de ressaca pode ser caso de UTI. " Os efeitos de um alisamento malfeito são irreversíveis", afirma Denny. Esta overdose causa opacidade, fios muito quebradiços e cabelo com aspecto esticado como uma vassoura ou um capacete .

CURANDO A OVERDOSE . . .
O tratamento nesses casos é o corte! O jeito é esperar que seu cabelo natural cresça para cortar a camada danificada. Em casos não tão graves, pode-se fazer uso de tratamentos com produtos de PH ácido que vão inibir a quebra dos fios, mas o correto é dar um espaço maior entre as aplicações de alisamento.

Ressaca de... ESCOVA

Com ela você modela, alisa, deixa o repicado definido, enfim, cada mulher tem sua maneira de brushing preferida. Mas se você é dessas que não sai de casa sem estar com o cabelo escovado e apela para o brushing todos os dias, suas madeixas correm sérios riscos. Analise seu cabelo e veja se ele não está se queixando do excesso de escova. Se estiver, ele estará seco, quebradiço e com fios enrijecidos principalmente nas pontas. Nilo explica que a maneira como a escova é feita também vai definir o grau da ressaca. "Devemos aquecer o fio suficientemente pra que alise, mas deixando espaço para que o calor se dissipe entre a escova e os fios". Portanto nada de colar o cabelo na boca do secador. Outro ponto importante que vai manter seus fios longe da ressaca, é o uso de produtos termoativados para proteger os fios do contato com o calor.

CURANDO A OVERDOSE . . .
Se você constatou o mal estado do seu cabelo causado pelo excesso de escova, saiba que o melhor remédio está nos potes de hidratação, aqueles que a gente compra e quase nunca usa da maneira correta. Existem vários tipos e todas são boas para esses casos, tudo vai depender do estado das madeixas. Agora, é preciso ter em mente que, se o seu caso for grave, o ideal é recorrer a um corte, já que as pontas ficam mais danificadas do que o resto do cabelo.

Ressaca de... SILICONE

A ressaca de silicone pode ser comparada à ressaca de batidas ou bebidas docinhas. Você vai aplicando no cabelo e não percebe o quanto está fazendo mal, até que seus fios pedem socorro e você descobre que exagerou. Você vai perceber se seus fios literalmente fritarem quando expostos ao sol ou ressecarem de vez quando expostos ao arcondicionado. Os experts Nilo e Denny informaram que os produtos de baixa qualidade não contém proteção solar e por isso e por serem uma espécie de óleo, podem realmente queimar os fios, deixando-os com aspecto extremamente ressecado nas áreas onde foi queimado.

CURANDO A OVERDOSE . . .
É importante utilizar pouca quantidade de silicone. Em geral o equivalente a uma moeda de 10 centavos já é suficiente. Mas se você percebeu que seu cabelo já está danificado pelo excesso do produto, utilize um xampu adstringente na próxima lavagem e corte as pontas, caso elas estejam queimadas. Denny também aconselha a substituir o silicone por produtos à base de óleos vegetais como macadâmia e amêndoas.

0 comentários:

Postar um comentário

BlogBlogs

  • texto-a-ser-exibido
  •  

    Followers

    Site Info

    Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template Vector by DaPino