sexta-feira, 25 de junho de 2010

FORÇA NA PERUCA



Força na peruca

Sempre ouvimos os profissionais falarem em cabelos fracos e de situações e técnicas que podem enfraquecer os fios. Mas como identificar fios fragilizados? E o que fazer para que ele volte a sua antiga forma? Essas e outras questões foram respondidas por profissionais especializados em fortalecer a cabeleira
Cabelo fraco é sinônimo de cabelo doente. Ele é um sinal de que algo não vai bem com os próprios fios, ou o que é pior, com o nosso organismo. Identificar que as madeixas estão fracas é o primeiro passo para iniciar o tratamento. Em geral, os cabelos ficam enfraquecidos pela perda de queratina, minerais, aminoácidos e vitaminas dos fios e couro cabeludo, e a falta desses elementos vitais para as melenas é causada por diversos fatores, entre eles a alimentação.

A dermatologista Valéria Marcondes (SP) afirma que a importância dos alimentos é vital para a saúde dos cabelos. "Os fios são ricos em aminoácidos (como cistina, cisteína, metionina, arginina) e em vitaminas e minerais (como zinco, selênio, biotina e licopeno). Assim, uma alimentação saudável rica em folhas verdes e proteínas é fundamental para um cabelo saudável."


Por esse motivo, pessoas com problemas de anemia, anorexia e outros distúrbios alimentares apresentam fios frágeis, quebradiços e com queda. Alimentos como tomate, lecitina de soja, levedo de cerveja, folhas verdes, verduras verdes e proteínas, principalmente provenientes da soja e peixes, não devem faltar na alimentação de quem quer um cabelo saudável.

Será que está fraco?

A fraqueza do cabelo pode ser medida pela falta de brilho, queda e facilidade de quebra dos fios. "A textura fica áspera ao toque e os fios ficam muito elétricos", explica o cabeleireiro Sylvio Rezende, do salão Tony by Sylvio Rezende (SP). Porém, na maioria das vezes, se essas características aparecem sozinhas, o problema pode ser de outra natureza.

"Devemos observar o conjunto, um cabelo apenas sem brilho pode não ser um cabelo fraco, mas se ele se parte facilmente, possui pontas espigadas e ralas e ainda falta de brilho, certamente é um cabelo fraco", afirma a cabeleireira Silvana Mendes, do Homa Salon (SP).

Quando a causa do cabelo enfraquecido não são fatores internos, como disfunções hormonais, a vilã que aparece em primeiro lugar como causadora do enfraquecimento é a química. Feita de maneira errada e com produtos de baixa qualidade, pode roubar toda força de um cabelo saudável.

FORTIFICANTES CAPILARES
Conheça os tratamentos e os cuidados que podem deixar seus fios mais fortes:

Reconstrução capilar

A reconstrução capilar ou plástica capilar é um processo indicado para cabelos extremamente danificados. Assim como as outras técnicas, ela vai reconstruir a textura do fio e devolver as substâncias que se perderam em processos químicos e de ressecamento. O processo começa com um xampu e depois recebe uma mistura hidratante que repõe aminoácidos e queratina. Essa mistura é aplicada no cabelo mecha a mecha e permanece nos fios por cinco minutos. Antes de enxaguar, borrifa- se um spray condicionante. Durante o enxágue, aplica-se uma ampola hidratante que permanece no cabelo durante 10 minutos.

Hidratações

Os tipos de hidratações mais indicadas para cabelos fracos são as que repõem queratina ou aminoácidos. Neste tratamento, os cabelos são lavados com xampus especiais que abrem as cutículas dos fios para que eles recebam o restante do tratamento. Após enxaguar, as madeixas recebem ampolas de tratamento que contém as substâncias perdidas pelas agressões externas. O cabelo absorve essas substâncias durante um tempo de pausa em que os fios são massageados. Por último o cabelo é novamente enxaguado. Em geral os processos de hidratação levam cerca de uma hora, mas é recomendado que outras seções sejam feitas, em média a cada 15 dias.

Alimentação e check-up

Como vimos, as causas de um cabelo fraco podem estar dentro do nosso organismo. Às vezes nem percebemos sintomas de uma anemia, nem pensamos que o problema pode ser uma alteração hormonal. Um check-up médico anual e uma alimentação saudável vão manter pele e cabelo em dia. Os alimentos podem influenciar no brilho e textura dos fios. E cuidar da dieta vai deixá-la bonita por inteiro!

Cauterização

Esse processo fecha as cutículas do cabelo para que elas não absorvam as agressões externas e os fios não fiquem arrepiados. A técnica tem início com um xampu de higienização profunda, seguido de máscara hidratante. O cabelo é assageado e o produto emulsionado para as pontas. Nessa parte do tratamento não há enxágue. Em seguida, o profissional retira 80% da umidade dos fios com o secador. O processo continua com a prancha de porcelana, que faz o selamento térmico dos fios. Quando o cabelo esfria, a cliente é levada novamente ao lavatório para a aplicação de um segundo xampu. O cabelo é enxaguado e uma ampola de tratamento é aplicada com os fios ainda úmidos. Por último, secar com o secador secador. O processo pode levar até duas horas

0 comentários:

Postar um comentário

BlogBlogs

  • texto-a-ser-exibido
  •  

    Followers

    Site Info

    Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template Vector by DaPino